top of page

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: CONCEITO E TENDÊNCIA


Você sabe o que é uma casa eco-friendly? O termo traduzido de forma bem-humorada explica o conceito de amigavelmente ecológico, uma outra forma de se dizer “sustentável” ou “verde”. Esses três termos, apesar das características pessoais, são utilizados para identificar processos que utilizam os recursos naturais de forma que eles possam manter-se por si mesmos; sem dar origem à escassez dos recursos existentes, ou minimizando os danos há quase nada.

Sempre que você ouvir “Construção sustentável”, “Construção verde” e “Eco-friendly” ou “Amiga da natureza”, quer dizer que são locais ou processos que utilizam recursos que contribuem para o meio ambiente. Essa é uma tendência em várias áreas do nosso cotidiano, que se reflete também na construção civil.

Como a construção civil pode afetar o meio ambiente?

A construção civil está diretamente ligada às consequências ao aspecto ambiental. De acordo com informações do Conselho Internacional da Construção – CIB, encontradas no site do Ministério do Meio Ambiente; a indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e que utiliza energia elétrica, gerando consideráveis impactos ambientais. Além disso, a construção civil também é responsável pela geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção civil.

Diante das catástrofes naturais, crescimento desordenado, escassez de água, crise energética e outros aspectos ambientais que temos vivido, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, é imprescindível relacionar a construção civil ao meio ambiente e à necessidade de alternativa sustentáveis. Pois a sociedade necessita de uma fórmula que permita o aproveitamento dos benefícios da construção, sem deixar de lado a valorização e o cuidado com o meio ambiente e com o nosso planeta, preservando-o para estas e futuras gerações.

Você já ouviu falar da “Agenda 21”?

A Agenda 21 é um plano de ação estratégico de nível mundial, que tem como objetivo uma ousada tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente, conciliando métodos, justiça e eficiência econômica.

A Agenda 21 define a Construção Sustentável como: "Um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica".

No contexto do desenvolvimento sustentável, o conceito ultrapassa a sustentabilidade ambiental, para abranger a sustentabilidade econômica e social, agregando valor à qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades.

Como ter uma construção amiga da natureza?

O conceito de eco-friendly se refere desde a produtos, serviços, diretrizes políticas, atitudes à hábitos que têm como finalidade causar o menor dano possível à natureza. Incorporar o conceito implica em mudança de hábitos no dia a dia e também nas áreas mais específicas, o que consiste em aceitar uma mudança na mente, quebrando alguns paradigmas.

Quebrar paradigmas é aceitar as novas soluções e alternativas que a tecnologia vem desenvolvendo para essa melhora dos processos. A construção está repleta de novidades para a construção de forma sustentável.

Passos da construção sustentável

De acordo com o IDHEA, Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica do Brasil, há nove passos principais para se chegar a uma Construção Sustentável, que reproduza as características originais do meio ambiente: • Planejamento Sustentável da Obra • Aproveitamento passivo dos recursos naturais • Eficiência energética • Gestão e economia da água • Gestão dos resíduos na edificação • Qualidade do ar e do ambiente interior • Conforto termo-acústico • Uso racional de materiais • Uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis

Fonte: http://www.idhea.com.br/construcao_sustentavel.asp

É importante lembrar que a contribuição que fazemos em utilizar recursos naturais e reciclagem não é um favor, mas é um dever que temos enquanto cidadãos que nos utilizamos dos recursos naturais. Então é justo que devolvamos para a natureza o bem que ela nos proporciona.

Continue nos acompanhando, daremos mais dicas de matérias e processos sustentáveis, de como incorporá-los na sua construção e falaremos mais também sobre esses e outros assuntos da construção civil.

Categorias
Post Recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page