top of page

INHAME, INHAME, INHAME


Gostoso e versátil, o inhame é um ótimo aliado para saúde e bem estar e pode ser inserido com facilidade ao cardápio, tornando a alimentação do seu dia a dia mais completa de forma prática.

O nosso país está em alerta diante do surto de infestação de mosquito Aedes Aegypti e as três doenças relacionadas a ele: dengue, zika e chikungunya. Segundo dados da Secretária de Saúde do Brasil, já foram registrados quase 400 mil casos somente de dengue até o final do mês de fevereiro, fora as demais. E que todo cuidado com a saúde é pouco!

Já se sabe que uma simples medida pode ser tomada para evitar a proliferação do mosquito e impedir a reprodução da espécie, eliminar a água parada! Mas também é possível se prevenir caso esse indesejado apareça, e o melhor, sem precisar abusar do uso de produtos químicos: utilizar repelentes naturais e manter o organismo resistente, já que os vírus agem na corrente sanguínea. E é aí onde entra nosso protagonista de hoje, o inhame!

Inhame contra dengue? O inhame é um alimento conhecido por ser aliado no tratamento da dengue e também pode ser efetivo para as outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti, por ser um alimento depurativo do sangue, que tem a capacidade de eliminar impurezas do organismo pelos órgãos como rins, intestinos e também pela pele.

Embora não tenha estudos comprovados sobre o tema, não se pode desprezar o conhecimento popular e nem adquirido pela experiência. São inúmeros os casos de pessoas que se recuperaram da doença por fazer uma alimentação a base de inhame, muitos contam que sentiram mais ânimo e menos dor no corpo após tomarem a sopa ou o suco do alimento.

Inhame para quem precisa Há muitos anos o tubérculo é famoso por ser um alimento medicinal, o inhame é riquíssimo em vitamina B6, vitamina C, vitamina A, cálcio, ferro, fósforo, potássio e tem poder antioxidante e anti-inflamatório. Antigos médicos orientais já recomendavam a ingestão do inhame para aumentar a defesa do sistema imunológico. Já tá convencido dos benefícios desse riquíssimo alimento? Se não, aí vão mais alguns bons motivos:

  • Ajuda a equilibrar os níveis hormonais, menopausa, controla a TPM, diminui cólicas, melhora chances de gravidez;

  • Auxilia no controle do peso e diabetes;

  • Colabora para tratamento de cãibras, espasmos musculares e asma.

Inhame no cardápio O inhame é fonte de carboidrato e pode ser feito assado, cozido, usado em sopas, purês e como acompanhamento de peixes e carnes, substituindo a batata, por exemplo. É possível também usar o tubérculo para produzir pães e até bolos.

Apesar de muito nutritivo e aliado para a saúde, é bom atentar para a forma de consumo desse alimento. Existem diversas receitas com inhame pela internet que podem ser verdadeiras, mas um alerta: o consumo do inhame cru é controverso, ele pode dar alergia e intoxicar.

Receita Essa é uma receita que pode ser usada tanto para recuperação de quem está doente ou para incorporar no cardápio do dia a dia e manter seu corpo sempre forte. É simples, rápida e muito saborosa.

Purê de Inhame Meia cebola picada 2 dentes de alho picados 1 col. de azeite 3 inhames descascados e picados 200ml de água filtrada Sal a gosto

Modo de fazer Refogue a cebola no azeite até ficar translúcida, acrescente o alho, depois o inhame e a água. Deixe cozinhar até o inhame amolecer e vá apertando com a colher até ele ficar uma pasta. Deixe atá a água secar e ele ficar na consistência do purê. Se desejar, pode acrescentar umas três colheres creme de leite fresco. Outra dica é colocar minicenouras para cozinhar junto, fica mais ainda nutritivo.

Mil e uma utilidades Além de contribuir para o organismo como alimento, também é possível utilizar inhame em forma de emplastro. Basta fazer uma pasta e colocá-la sobre fraturas, queimaduras e ajuda a evitar o inchaço. Também pode sobre unhas encravadas.

Na medicina Ayurvédica (indiana), eles utilizam o emplastro para o tratamento da sinusite em uma mistura chamada de Lepa. Confira a receita:

4 colheres de sopa de inhame ralado fino 2 colheres de sopa de gengibre ralado fino 1 colher de sobremesa de noz moscada

Misture os ingredientes e aplique na face. Permaneça com a pasta por 10 minutos ou o quanto aguentar já que a pasta pode provocar ardência.

Fonte: saladeayurveda.com/2010/07/lepa-para-sinusite.html

Bom inhame pra você!

Categorias
Post Recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page