top of page

COMO DECORAR UMA SALA


Uma sala bem decorada reflete um desejo de boas-vindas! Seja ela de estar, televisão ou jantar, na sala é preciso sentir a sensação de aconchego. A sala é o “cartão de visita” de uma casa! Por isso ela deve ter personalidade e receber atenção especial na hora de ser decorada. Para fazer bonito em sua sala e deixa-la com gostinho de quero mais, é possível combinar elementos de decoração e distribuir encanto e conforto pela casa.

1 –Boa circulação: A disposição dos móveis é um item muito importante na hora de pensar sua decoração, é o começo de tudo. É preferível que a sala de estar fique logo na entrada da casa, pois é onde receberá seus convidados. Na hora de colocar os móveis, faça de um jeito que o caminho fique livre para circulação. O ideal é sempre ter as medidas da sala e dos móveis em mãos.

2 - Cores: Uma “corzinha” na parede, e a sala já é outra! Cores quentes, como amarelo, laranja, vermelho, dão aconchego. Já as cores frias são tranquilizantes, como verde, azul e cinza. O importante é definir um tom que deseja utilizar na sala inteira, e a partir dele escolher que cor serão os outros elementos. A combinação de cores é essencial em qualquer decoração! Também é fundamental dar contraste, por exemplo, se seu sofá é claro, opte por almofadas e tapetes escuros. Dica: A cor Rose Quartz é tendência para 2016.

3- Tapetes: Eles trazem personalidade e aconchego, além de transformar radicalmente o estilo da decoração. Como escolher? Tapetes escuros podem fazer um ambiente parecer menor, mas dão ar de sofisticação. Já um tapete floral deixa o ambiente suave, mas precisa ser combinado com assessórios neutros. Existem tapetes compostos por náilon que não absorvem nem líquidos nem sujeiras! Truque: Se sua sala é conjugada com a sala de jantar e pequena, colocar o tapete apenas na sala de estar delimitará bem os ambientes.

4 – Quadros e espelhos: Os quadros são importantíssimos! Eles decoram por si só, um quadro grande, assim como um espelho, pode ocupar uma parede toda, sem precisar de móvel. Para enfeitar as paredes da sala, podem ser usadas obras de arte, porta-retratos, enfim, não há regra para isso, ele precisa harmonizar com o ambiente, a regra a considerar é o tamanho da parede e da mobília. O alinhamento correto também é fundamental, e pode ser feita pela parte superior ou inferior.

5 – Cortinas. Ainda está faltando alguma coisa... Cortinas! Lindas, leves e soltas ou escuras e alinhadas, elas devem combinar com o restante da decoração! Mas o papel das cortinas vai além. Na hora de escolher as cortinas, deve ser avaliado se há muito sol na sala, ou se a vista próxima que está tirando a privacidade. O tamanho da cortina deve ser 15cm maior que o tamanho da janela.

6 - Detalhes: Arrumado os móveis, o tapete, os quadros, cortinas, agora faltam os detalhes. Decoração também é uma maneira de demonstrar afeto, e para dar mais aconchego a bela sala, é possível utilizar almofadas, pufes, plantas e também alguns mimos, como velas perfumadas e incensos e assim aproveitar melhor cada momento em sua sala.

"Somos todos designers quando transformamos casas em lares, espaços em lugares, objetos em pertences." Donald A. Norman, escritor do livro DESIGN Emocional.

Categorias
Post Recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page